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Alterando o centro do volante de um Volkswagen GIII 

 

- O que vc vai precisar: 

- Lamina de borracha ou similar.

- Laminado plástico rígido.

- Placa de Carbon Coat.

- Alguns rebites ou parafusos.

- Estilhete e dupla face. 

- Tinta fundo PU e tinta Spray prata.

- Uma tarde de trabalho.

1- Retirando a tampa central.    - Primeiro tenha em mente que estamos sempre nos referindo a um Volkswagem GIII (sem AIR BAG, caso seu carro possua esse sistema não instale qualquer tipo de adesivo ou elemento sobre o compartimento do mesmo); o procedimento para outros carros pode não ser o mesmo apresentado a seguir.

Retire a tampa que cobre o centro do volante; para isso basta puxá-la pelas extremidades; depois solte os dois fios elétricos de acionamento da buzina. 

volante4.JPG (26032 bytes)    

Com a parte central fora do volante vc perceberá que ela é feita em algumas peças; procure então retirar a parte mais macia (externa), que também é apenas encaixada pelas bordas, deixando apenas a parte rígida do volante.... aí vc já poderá ver que existem alguns buracos que precisarão ser tampados, para isso usaremos o laminado plástico rígido colado (fita dupla face) sobre ele.

2- Preparando a superfície da peça original.  - Para cortar o laminado plástico rígido (vc pode encontrar em casas especializadas em maquetes ou desenhos), vc primeiro precisa fazer um "molde" para isso vc pode usar fita crepe sobre a peça original riscando o contorno desejado, em seguida tira a fita crepe com cuidado e cole sobre o laminado plástico para então cortá-lo com estilhete ou algo assim.  

volante5.JPG (16281 bytes)

- Para que a superfície não fique muito plana e tenha um pouco mais de valor, nós vamos fazer alguns relevos (que serão cobertos com o carbon coat depois) e colocaremos um anel central, para isso usaremos o laminado de borracha (pode ser plástico ou outro material de fácil "transformação", ou seja... corte, lixa e tinta).

volante2.JPG (14088 bytes) volante3.JPG (16294 bytes)    

Acima vc pode ver como foi feito o anel central.... um desenho impresso, colado sobre o laminado de borracha, depois ele é cortado e lixado como achar melhor, e abaixo vc já vê a parte central do volante com o plástico tampando os furos, o anel central e relevos; lembrando que o anel central será colado após o carbon coat, ou seja nessa imagem ele está apenas para ver em que posição ele ficará no futuro.

volante6.JPG (17822 bytes)

 

3- Pintando as peças.  - Antes de aplicar o carbon coat nós temos que fazer o serviço de pintura; que nesse caso é aplicar o fundo e tinta sobre os botões laterais e sobre o anel central, para isso vc precisa primeiro limpar bem as peças tirando qualquer tipo se impureza ou gordura; em seguida aplique o fundo PU, espere secar e depois aplique a tinta (no nosso caso aplicamos alumínio). Pintando antes do carbon coat, vc não se precisa se preocupar com máscaras ou com cuidados especiais na pintura, pode pintar tudo de uma maneira mais tranquila.

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Abaixo vc vê a peça com fundo e logo em seguida já com a tinta aplicada:

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4- Aplicando o Carbon Coat.  - Depois da tinta estar bem seca (+24 horas), começa a faze de aplicar o carbon coat; retire então o anel central; e use o mesmo molde de fita crepe feito anteriormente para cortar o laminado plástico para cortar o carbon coat, apenas lembre de deixar uma boa margem a mais de material tanto em cima como embaixo e nas laterais depois dos botões para que vc possa dobrar o material por baixo.

- Depois aplique o carbon coat sobre a central do volante, e vá esticando e conformando o material utilizando o calor e um pouco de força, para isso vc pode utilizar um soprador térmico ou um secador de cabelo potente aquecendo o material e moldando com os próprios dedos (mas cuidado que queima mesmo!!!).

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5- Colocando o anel central 

- Após o carbon coat instalado (já bem esticado e conformado), vc apenas tem que escolher os rebites ou parafusos que farão o efeito visual no anel central; escolher um adesivo ou coisa parecida para colocar no centro e montar a parte central do volante.  

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- Depois é só montar no volante (não esquecendo de ligar os fios da buzina) e pronto... tá feito um volantinho um pouco mais esportivo e exclusivo a um baxíssimo custo; depois de montado a gente percebeu que a fresta entre o volante e a parte central (principalmente no meio acima) ficou muito aparente; então caso se queira melhorar esse acabamento pode ser criado um relevo alí com os laminados de borracha para depois encapar com o carbon coat.

 

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