Alterando
o centro do volante de um Volkswagen GIII |
|
- O que vc vai precisar: |
- Lamina de
borracha ou similar.
- Laminado
plástico rígido.
- Placa
de Carbon Coat.
- Alguns
rebites ou parafusos.
- Estilhete e
dupla face.
- Tinta fundo
PU e tinta Spray prata.
- Uma tarde de
trabalho.
|
1- Retirando a tampa
central. |
- Primeiro tenha
em mente que estamos sempre nos referindo a um Volkswagem GIII (sem AIR
BAG, caso seu carro possua esse sistema não instale qualquer tipo de
adesivo ou elemento sobre o compartimento do mesmo); o
procedimento para outros carros pode não ser o mesmo
apresentado a seguir.
Retire a tampa
que cobre o centro do volante; para isso basta puxá-la pelas
extremidades; depois solte os dois fios elétricos de acionamento da
buzina.
Com a parte
central fora do volante vc perceberá que ela é feita em algumas
peças; procure então retirar a parte mais macia (externa), que também
é apenas encaixada pelas bordas, deixando apenas a parte rígida do
volante.... aí vc já poderá ver que existem alguns buracos que
precisarão ser tampados, para isso usaremos o laminado plástico
rígido colado (fita dupla face) sobre ele.
|
2- Preparando a
superfície da peça original. |
- Para cortar o
laminado plástico rígido (vc pode encontrar em casas especializadas em
maquetes ou desenhos), vc primeiro precisa fazer um "molde"
para isso vc pode usar fita crepe sobre a peça original riscando o
contorno desejado, em seguida tira a fita crepe com cuidado e cole sobre
o laminado plástico para então cortá-lo com estilhete ou algo
assim.
- Para que a
superfície não fique muito plana e tenha um pouco mais de valor, nós
vamos fazer alguns relevos (que serão cobertos com o carbon coat
depois) e colocaremos um anel central, para isso usaremos o laminado de
borracha (pode ser plástico ou outro material de fácil
"transformação", ou seja... corte, lixa e tinta).
Acima vc pode
ver como foi feito o anel central.... um desenho impresso, colado sobre
o laminado de borracha, depois ele é cortado e lixado como achar
melhor, e abaixo vc já vê a parte central do volante com o plástico
tampando os furos, o anel central e relevos; lembrando que o anel
central será colado após o carbon coat, ou seja nessa imagem ele está
apenas para ver em que posição ele ficará no futuro.
|
3- Pintando as peças. |
- Antes de
aplicar o carbon coat nós temos que fazer o serviço de pintura; que
nesse caso é aplicar o fundo e tinta sobre os botões laterais e sobre
o anel central, para isso vc precisa primeiro limpar bem as peças
tirando qualquer tipo se impureza ou gordura; em seguida aplique o fundo
PU, espere secar e depois aplique a tinta (no nosso caso aplicamos
alumínio). Pintando antes do carbon coat, vc não se precisa se
preocupar com máscaras ou com cuidados especiais na pintura, pode
pintar tudo de uma maneira mais tranquila.
Abaixo vc vê
a peça com fundo e logo em seguida já com a tinta aplicada:
|
4- Aplicando o Carbon Coat. |
- Depois da tinta
estar bem seca (+24 horas), começa a faze de aplicar o carbon coat;
retire então o anel central; e use o mesmo molde de fita crepe feito
anteriormente para cortar o laminado plástico para cortar o carbon coat,
apenas lembre de deixar uma boa margem a mais de material tanto em cima
como embaixo e nas laterais depois dos botões para que vc possa dobrar
o material por baixo.
- Depois
aplique o carbon coat sobre a central do volante, e vá esticando e
conformando o material utilizando o calor e um pouco de força, para
isso vc pode utilizar um soprador térmico ou um secador de cabelo
potente aquecendo o material e moldando com os próprios dedos (mas
cuidado que queima mesmo!!!).
|
5- Colocando o anel
central
|
-
Após o carbon coat instalado (já bem esticado e conformado), vc apenas
tem que escolher os rebites ou parafusos que farão o efeito visual no
anel central; escolher um adesivo ou coisa parecida para colocar no
centro e montar a parte central do volante.
-
Depois é só montar no volante (não esquecendo de ligar os fios da
buzina) e pronto... tá feito um volantinho um pouco mais esportivo e
exclusivo a um baxíssimo custo; depois de montado a gente percebeu que
a fresta entre o volante e a parte central (principalmente no meio
acima) ficou muito aparente; então caso se queira melhorar esse
acabamento pode ser criado um relevo alí com os laminados de borracha
para depois encapar com o carbon coat.
|