Dando
uma Geral da tampa do Comando de válvulas. |
Antes......
Depois......
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- Material utilizado: |
- Verniz
rápido polyester, verniz vitral azul.
- Solvente
para a tinta e o verniz (anjo)
- Fita crepe,
cola, fita dupla face, jornal e
estilhete
- Tinta Duco
azul perolizado; alumínio
- Compressor
de ar com pistola de pintura.
- Lixas
- Laminado
plástico (PVC) de 2 mm; laminado de borracha de 2 mm.
- 1 folha de
"carbon coat"
- Algumas
horas de trabalho intercaladas em dias diferentes.
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1- Preparando a Tampa. |
- Primeiro a
tampa foi limpada com querosene; para tirar todo tipo de oleosidade e
graxa; depois a superfície foi lixada (lixa 150) só para dar mais
aderência da tinta.
As áreas onde
a tinta não deveria ser passada foram isoladas com fita crepe (entradas
das velas, do óleo e respiro). Após isso foi aplicada uma fina
camada de tinta alumínio 600°C..... e uma camada de tinta Metallik
cromo; a intenção é que depois; em reação com a tinta azul; os
cristais de alumínio aparecessem como uma "textura" dando
assim o efeito de "powered coated"... que é um acabamento de
alta durabilidade, texturado e um pouco fosco um pouco
brilhante.
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2 - Textura "Powder Coating"
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- Originalmente
esse acabamento é feito através de eletrodeposição; aqui nós
tentamos fazer um efeito similar atráves de tinta mesmo; para isso
utilizamos o azul perolizado duco + verniz vitral azul + verniz
poliester rápido + um pouco de tinta alumínio; tudo isso misturado de
modo a dar a cor e efeito desejados; na pistola procuramos deixar a
tinta mais grossa que o habitual; e com menos pressão de ar, assim a
tinta saí "respingada" criando a textura quase como se fosse
"casca de laranja", dando o efeito do "fosco e
brilhante".
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3 - A tampa dos cabos de
velas.
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- Enquanto a
tinta seca (o ideal é deixar pelo menos uma noite inteira secando);
nós começamos a fazer a nova tampa dos cabos de vela. Para isso usamos
a original como "molde" e cortamos duas placas de PVC de 2,0
mm; exatamente nas medidas externas da tampa original. Essas placas
então foram coladas uma sobre a outra para atingir uma espessura maior
(4,0 mm).
Porém assim;
a placa ficaria muito plana e sem graça; então para dar
"volume" a ela, foram coladas placas de borracha no contorno
em um dos lados; e na saída dos cabos de velas; além disso já
estávamos prevendo uma outra peça com o símbolo do "Satan",
também cortado na mesma borracha. Essa borracha facilita o trabalho;
pois é muito fácil de cortar, lixar e colar. Após colada na placa de
PVC foi dado acabamento com lixa (arredondar as bordas) assim como tudo
foi lixado para facilitar a colagem depois do "carbon coat".
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3 - Polindo o logo DOHC.
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- Depois da
tinta estar bem seca; foi a vez de dar destaque ao logo DOHC, para isso
é só retirar a tinta sobre ele, usando uma lixa fina (150) apoiada num
pequeno pedaço de madeira, para deixá-la plana. Aqui nós paramos por
aí, pois gostamos do acabamento lixado .... mas se fosse intenção
poderia polir bem até que ficasse bem liso e brilhante. Após
lixar o logo; foi aplicada uma camada de verniz rápido sobre toda a
tampa, área pintada e não pintada; apenas para dar mais proteção a
pintura e facilitar as limpezas futuras.
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3 - Encapando a
tampa com "Carbon Coat". |
- Como os
relevos da tampa do cabo de velas; foram feitos de maneira pouco
profunda; a instalação do carbon coat foi muito fácil; é cortar um
pouco maior que o tamanho; colar..... e depois ir aquecendo com secador
de cabelos e ir moldando com os próprios dedos.
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3 - Acabamento final
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- Para terminar;
foi só fazer a furação, colar o símbolo do "Satan", o
adesivo "hi boost" e está praticamente terminado o trabalho,
um cuidado a mais na escolha dos parafusos depois na hora de montar pode
dar mais um detalhe de qualidade ao trabalho. |
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