Pintando
as Rodas |
O que a gente
prentende......
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- O que vc vai precisar: |
- Querosene e
material de limpeza (pincel, trapos, mangueira...).
- Lixa fina
(320 ou mesmo 400).
- Fita crepe,
jornal e
estilhete
- Tinta Duco
automotiva ou similar (na cor que vc desejar)
- Compressor
de ar com pistola de pintura.
- Verniz
automotivo (poliester, bicomponente ou similar)
- Solvente
para a tinta e o verniz (anjo)
- Algumas
horas de trabalho intercaladas em dias diferentes. |
1- Preparando as
rodas. |
- No meu caso eu
queria fazer a noite e em casa; então optei por não desmontar os
pneus, também existe a vantagem de não detonar a tinta na remontagem;
mas se vc tem a possibilidade de desmontar os pneus, isso facilita muito
o trabalho, caso prefira fazer como eu; terá que mascarar todo o pneu.
Comece limpando bem as rodas, tirando todo o resto de óleo e poeira
existente; para isso o melhor ainda é limpar bem com um pincel e
querosene para depois jogar água sobre pressão. Uma vez com as
rodas já bem limpas; é importante "fosquear" a tinta antiga
para que a nova tenha uma boa aderência; além disso se a roda estiver
com arranhados essa é a hora de corrigi-los.
Depois mascare
todo o pneu usando a fita crepe e o jornal; comece isolando próximo as
bordas com a fita crepe; e depois encape o restante com o jornal.
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2 - Pintando
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- Dilua a tinta
(foi usada a tinta Duco pela resistência e facilidade de uso) para que
ela fique com uma consistência próxima ou leite, nem muito aguada nem
muito grossa; dê uma peneirada (usando por exemplo meia feminina), e
regule a pistola fazendo testes até atingir a intensidade desejada,
essa primeira mão eu costumo deixar bem fraca, só para pulveirizar
mesmo assim eu garanto apenas uma base para a segunda mão; sem correr
riscos de escorrer a tinta. Espere secar por algumas horas; e dê a
segunda mão, faça isso quantas vezes forem necessárias até que a
superficie esteja corretamente coberta de tinta (ATENÇÃO: não
tenha pressa de cobrir tudo de tinta rapidamente.... isso pode causar
problemas de pintura). Deixe então secar de um dia para o
outro. |
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3 - Colocando adesivos
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- Para dar um ar
um pouco mais "profissional" e um acabamento melhor, nós
resolvemos colocar alguns adesivos, tanto nas bordas, como no centro da
roda, nesse caso nós fizemos num processo de impressão próprio, que
garante a resistência ao tempo e a água; porém podem ser feitos
adesivos plotados. |
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3 - Passando o Verniz
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- Para o
verniz nós utilizamos a base poliester; caso vc tenha acesso ao verniz
bicomponente esse também é uma ótima alternativa, pois oferece
resistência e "profundidade" a pintura. Basicamente o
processo para passar o verniz é o mesmo da tinta; aplicando em várias
camadas se garante uma boa cobertura e um acabamento legal, apenas
atente para passar uma camada mais "generosa" sobre os
adesivos; assim ele ajudará a mantê-los protegidos, lembrando que essa
camada generosa não deve ser aplicada de uma única vez, correndo o
risco de escorrer a tinta. |
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4 - Acabamento final
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- Novamente
espere secar de um dia para o outro; e caso seja necessário vc pode dar
uma boa polida em toda a roda. Depois disso retire o jornal e a fita
crepe, caso algum resto de tinta tenha atingido o pneu, limpe com o
solvente e depois enxague com bastante água. E pronto as rodinhas
estão pintadas..... caso tenha tirado os chumbos de balanceamento, não
esqueça de fazer esse serviço novamente. |
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5- Remontando
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- Na hora de
remontar as rodas no carro; aproveite para dar uma geral nas pinças e
tambor de freios, nesses casos é importante limpar bem antes de pintar;
e para as pinças as tintas resistentes a alta temperatura são as
melhores; porém eu já usei várias vezes tinta automotiva em spray e
nunca tive problemas. |
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6- Resultado Final
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