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Instalando
uma coluna de instrumentos em um GIII |
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- O que vc vai precisar: |
- Chave Philips e
fenda.
- Chave de
boca 10 mm
- Soldador
elétrico
- Furadeira ou
dremel
- Alicate e
fita isolante
- Coluna
para instrumentos Hi boost
- Air/fuel
meter Hiboost
- Manômetro
de turbo ou vacuômetro com kit para instalação de manômetro
- Uma tarde de
trabalho.
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1- Interceptando a
fiação correta para o Air/fuel. |
- Primeiro tenha
em mente que estamos sempre nos referindo a um Volkswagem GIII 1.8 mi; o
procedimento para outros carros ou motores pode não ser o mesmo
apresentado a seguir.
Retire a tampa
que cobre o motor, ao lado do corpo de injeção vc encontrará o plug
da sonda lambda, é daí que vc pegará os sinais positivo e negativo da
sonda, nesse caso os fios a serem interceptados são o branco e amarelo,
vc ligará esses fios do plug nos fios de sinal da sonda do air/fuel
meter, seguindo a seguinte relação:
- fio branco
da sonda ligar em fio branco do air/fuel meter Hi boost.
- fio amarelo
da sonda ligar em fio preto do air/fuel meter Hi boost.
- Para um
serviço legal, procure dar um pingo de solda na emenda dos fios e
isole-os corretamente.
Para passar a
fiação para dentro do carro, nós passamos primeiro para dentro do
compartimento da bateria (entre a borracha de fiação já existente) e
depois passamos para o outro lado do carro, aproveitando uma passagem de
fios já existente para que esses fios saíssem sob o paínel próximo
aos pedais, apartir daí vc pode passar os fios por trás da caixa de
fusíveis passando então pela borracha da porta até chegar na coluna
(para retirar a coluna original basta puxá-la , ela possui 3 encaixes
de pressão).
Preste
atenção que o relógio já esteja na posição correta na nova coluna,
antes de ligar a fiação.
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2- Pegando a energia para
os relógios. |
- Para a
iluminação dos relógios vc precisará pegar uma linha positiva após
luz baixa; assim sempre que vc acender as luzes eles acenderam,
específicamente para o Air/fuel, vc precisará pegar uma linha positiva
de um pós chave; assim sempre que vc ligar a chave, independente da luz
estar ligada ou não ele ligará. Um bom lugar para achar essas linhas
positivas é na caixa de fusíveis mesmo, e para fazer o terra (que vc
usará para todos os relógios) vc também pode usar o parafuso que
sustenta a caixa na parte de baixo.
- ATENÇÃO:
no caso do Air/fuel não esqueça de instalar na fiação positiva um
fusível de 1A.
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3- Instalando o
Manômetro. |
- Para a
instalação do manômetro de turbo (ou vacuometro) vc pode interceptar
a mangueirinha que é ligada do corpo de admissão ao regulador de
retorno de combustível (na ponta da flauta). No nosso caso, apesar
desse carro não ser turbo, nós instalamos um manômetro com escala
em vácuo..... em termos funcionais ele não agregará muita coisa
no carro, mas funcionará como um vacuômetro.
- Corte a
mangueira e coloque o "T" do kit de instalação, ligando alí
a mangueirinha do manômetro, tenha certeza que não aconteceram
vazamentos, e que a mangueira não está próxima ou encostada em
superfícies muito quentes. Para passar a mangueira para dentro do carro
e para o manômetro nós usamos o mesmo caminho da fiação do Air/Fuel.
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4- Fixando a coluna |
- Após instalada
a mangueirinha no manômetro, instale a parte elétrica, usando o
positivo pós luz baixa e o terra achados anteriormente, o terceiro
relógio que instalamos nessa coluna foi um relógio de pressão de
turbo também, mas só instalamos ele por que estamos fazendo alguns
testes, no caso de um carro com turbo instalado o mais indicado
seria ter um manômetro de combustível. Depois disso organize a
fiação por dentro da coluna de forma que ela não venha a atrapalhar o
encaixe da mesma.
- Para fixar a
coluna a maneira mais fácil e segura que achamos (porém não a mais
bonita) foi parafusá-la sobre a estrutura metálica original do carro;
para isso encaixe a coluna no paínel, posicione ela no lugar correto e
então marque onde fará a furação, fazendo na estrutura um pequeno
furo suficente para que o parafuso auto atarrachante fique fixado.
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4- Coluna instalada
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Após a coluna instalada algumas informações:
O Air/fuel deverá dar uma leitura muito baixa nos primeiros momentos,
sempre que o carro estiver frio, ele só começará a ler realmente
após a sonda atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Em
lenta o Air/fuel ficará oscilando em quase toda a escala; isso é
normal, pois nessa circunstância a ECU do carro está trabalhando para
que ele seja o mais economico possível, assim ela sempre que lê
mistura rica.... procura mandar menos combustível e isso se repete
várias vezes por segundo, o que causa essa oscilação.
A
real leitura do Air/fuel se dará quando o acelerador estiver sendo
realmente "pisado" é aí que vc terá que ler o valor para
saber se seu carro está rico ou pobre, e esse estar rico ou pobre
depende muito da preparação de seu carro e de quanto o seu preparador
acha adequado, por isso procure saber qual o valor correto para o seu
carro, e veja então no manual do seu Air/Fuel Hi boost em que led da
escala esse valor é correspondido, assim vc terá certeza que está
dentro dos padrões desejados.
O
manômetro com escala em vácuo deve possuir leitura "zero"
quando o carro está desligado, aproximadamente -20 hg quando em lenta,
e pode chegar a -25~-27 Hg nas desacelerações, infelizmente nesse
caso, onde o carro não é turbo, a pressão não ultrapassará para a
escala positiva.............. AAAHHHHHHHHH.......... quem sabe um
dia....... hehehehe.
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